segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Quem ama não mata

Saiu no jornal Tribuna Livre este texto de minha autoria e achei interessante trazer pra cá, já que o assunto se encaixa tão bem na temática do blog.
Em todos os crimes passionais famosos, cometidos desde a década de 60 no Brasil, verificam-se origens semelhantes. Geralmente a raiz do crime está em uma não correspondência amorosa por parte de vítima. Sentimentos de posse e de honra ferida, ciúme doentio, desequilíbrio emocional, e ódio perpassam todos os crimes desse tipo. Alguns casos merecem destaque, devido à sua repercussão nacional, como a “Fera da Penha” na década de 60; o caso de Doca Street, de 1976; o crime de Pimenta Neves em 2000; Lindomar Castilho em 1981 e o mais recente, o de Lindemberg Faria. Em todos eles, a paixão se transformou em ódio e acabou em morte.

O caso de Neide Lopes, a fera da penha, de 1960, talvez o mais cruel de todos, envolve uma criança de 4 anos. Quando descobre que seu namorado, Antônio Couto, é casado, tem duas filhas e que não está disposto a abandonar a família, Neide se vinga, assassinando a filha mais velha dele. O fato de não suportar ser ‘a outra’ fez com que Neide descarregasse seu ódio em uma criança inocente. O que lhe rendeu uma sentença de 33 anos de prisão, dos quais cumpriu somente 15.

O assassinato da socialite Ângela Diniz, em 1976, também ficou nacionalmente conhecido. O sentimento de posse e a não aceitação do fim do romance, fez com que o namorado de Ângela, a “Pantera de Minas”, Raul Fernando do Amaral Street, conhecido como Doca Street, assassinasse a jovem com quatro tiros durante o reveillon daquele ano, em Búzios, no Rio de Janeiro. Qualquer semelhança com Lindemberg Faria não é mera coincidência, e sim o ódio provocado pelo orgulho ferido e um total desequilíbrio emocional.

Lindomar Castilho é outro exemplo de ciúme doentio, possessão e ódio. Ele assassinou friamente a ex-mulher, Eliana de Grammont, poucos dias após a formalização do divórcio. O criminoso indicou o seu primo, Carlos Roberto da Silva, como pivô de sua separação, e também se vingou dele com um tiro. Eliana e Carlos de fato mantinham um romance, que provocou o ódio de Lindomar. O assassino afirmou que no momento do crime se desligou da realidade em função da violenta emoção que sentia.

O ex-diretor do jornal o Estado de São Paulo, Pimenta Neves também merece destaque nesta lista. Ele assassinou a ex-namorada Sandra Gomide, em agosto de 2000, com dois tiros, após o término de um longo namoro. O assassino já havia apresentado problemas de desequilíbrio emocional e chegou a invadir a casa da ex-namorada, armado. Ele afirmou que a jornalista Sandra Gomide o traía. Hoje o criminoso cumpre a pena em liberdade.
Seguindo a série de crimes passionais, vem o caso mais recente, que chocou o país no último mês. Aconteceu em Santo André, em São Paulo, e é claro que não podia faltar o seqüestro. O rapaz, inconformado com o término do namoro e tomado por um ciúme doentio, seqüestrou e matou a ex-namorada. Lindemberg Faria manteve Eloá Cristina, de 15 anos, em cativeiro por 100 horas. O assassino disparou 2 tiros contra a jovem, que morreu logo depois. Constituindo mais um caso de ciúmes, possessão e desequilíbrio mental.
Não se pode saber até que ponto uma pessoa rejeitada, enciumada e desequilibrada pode chegar. Nos diversos casos de crimes passionais, embora em diferentes circunstâncias, os criminosos têm sempre os mesmos motivos. Os assassinos continuam sendo tratados com impunidade. A maioria cumpre pena em liberdade ou cumprem apenas parte dela. A emoção violenta ou a legítima defesa da honra devem deixar de ser desculpas para crimes hediondos, uma vez que forte emoção e orgulho ferido são apenas os motivos destes.

2 comentários:

Débora Antunes disse...

Olá Zana e Marcela, o podcast de vocês está carregando em um lugar estranho e não dá para ouvir :/
Zana tinha me falado do assunto, achei legal, queria ver (ouvir)...

Zana Ferreira disse...

Débora, a gnt tá com problemas para colocar nosso podcast. A gnt já falou com o carlos, ele tá tentando ajudar a gente.
Em pouco tempo vc vai poder ouvir!
Bjinhusss