domingo, 5 de outubro de 2008

Maioridade penal e impunidade

A maioridade penal é um assunto muito polêmico. Um adolescente menor de idade já tem consciência de suas atitudes. Sou a favor da redução da maioridade penal, mas não acho que mudaria muita coisa se ela diminuísse de 18 para 16 anos apenas. Um exemplo disso, foi o crime ocorrido no bairro Santo Antônio. No último dia 27, às 16 horas, uma menina de 12 anos foi esfaqueda por um garoto da mesma idade.

Segundo a mãe da vítima, há algum tempo o agressor vinha importunando sua filha, com xingamentos do tipo "cabelo de bombril", "piolhenta", entre outros. Crianças, ao contrário do que muitos pensam, podem ser muito perversas. Certas implicâncias infantis, aparentemente inofensivas, devem ser reprimidas / punidas, pois podem ter sérias consequências. E foi justamente o que aconteceu na tarde daquele sábado, quando o agressor, após xingar sua vizinha de bairro, atacou-a com uma facada nas costas. A menina foi levada para um hospital e o agressor recebeu, em sua casa, voz de apreensão da Polícia Militar.

Um menina foi esfaqueada e seu agressor advertido. Isso é justo? A questão da maioridade penal precisa ser revista, definitavamente. A criminalidade juvenil precisa ser contida.

9 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!
Estarei aqui dando meu apoio!

RAFAEL disse...

"Um adolescente menor de idade já tem consciência de suas atitudes."
Imagino que todo adolescente seja menor de idade não?
Outra coisa: sem dúvidas, o sistema atual é falho, pois quando o jovem comete o crime, não é punido e nem re-educado para ser recuperado para a sociedade, o que culmina, muitas vezes, em ele se tornar o criminoso do futuro... Agora você realmente acredita que um garoto de 12 anos deve responder legalmente igual um assassino de 30 anos? Porque é disso que se trata "MAIORIDADE PENAL".
Outra: a reportagem é até interessante, mas você precisa treinar um pouco mais redação... seus textos são extremamentes repetitivos, e não muito coeso, o que dificultado o entendimento e o torna cansativo.

Marcela Lima disse...

Muito obrigada, Rafael pela crítica. Certamente, ela contribuirá para qualidade dos meus próximos textos.
Gostaria de fazer algumas observações.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os 10 e 20 anos de idade.
Em relação à idade, quero lembrar que um menino de 12 anos pode machucar tanto quanto um de 30. vai depender da arma que ele tem nas mãos.
Não quero aprofundar aqui a minha opinião quanto à maioridade, pois já deixei claro no meu post.
Mais uma vez obrigada, vou treinar mais redação.

Joséllio Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joséllio Carvalho disse...

"Crianças, ao contrário do que muitos pensam, podem ser muito perversas." E, realmente, tem menor que tem a ficha criminal mais extensa que a de muito bandido perigoso por aí.

Não que elas tenham que cumprir pena junto na cadeia de adultos. Mas em cadeias próprias para menores. E nada de FEBEM. Pode-se fazer uma APAC para menores infratores. Eles também devem ser punidos.

Ora essa, crime é crime. Se um menor ou um adulto mata uma pessoa, para a família da vítima não faz diferença. Ela quer justiça.

Menor que comete tais atos não merece ser chamado de criança. Criança é símbolo de inocência e puzera. Não pode ser sinônimo de sangue e violência. Eu vejo dessa forma. Gostei da discussão do post. Abraço, meninas!

Débora Antunes disse...

Olá meninas, eu acho que essa discussão puxa muitas outras, por exemplo: simplesmente punir essas crianças não vai adiantar nada, no caso, portanto, o sistema penitenciário brasileiro não está pronto para a maioridade penal. Caso uma criança fosse para na cadeia só teria lições de como se tornar um bandido melhor ou ainda sairia de lá com transtornos psicológicos devido ao péssimo tratamento.
Além disso, o que tem levado tantos menores a cometer crimes hediodondos? Alguma coisa está errada e não é só punindo que vai dar pra arrumar.
Escola de bandido já temos nas ruas, não precisa mandar pra penitenciária sem estrutura pra que eles possam fazer pós-graduação.
Se o sistema fosse bom eu concordaria com a maioridade penal.

Carlos d'Andréa disse...

Bom, sou mais pela opinião da Débora, embora acredite que nem com um bom sistema prisional devemos concorda com prisão de crianças (ou adolescentes) de 12 anos. Opiniões à parte, um tema polêmico como este merece um post com muitos links, com opiniões pró e contra. Que tal? Carlos

Marcela Lima disse...

Concordo com o Cava, crianças devem ser punidas, mas não significa que elas tenham que ficar na cadeia com adultos. Uma APAC para menores seria uma boa. Eu acredito em um tratamento mais humano para a reabilitação de infratores. Ainda mais de uma criança.

Unknown disse...

Bom.....concordo com o Rafael.
Um adoloscente tem consciencia de tudo o que faz..não é mais um inocente!'
acho que deve sim ser reduzida!
beijos galera!